Close

A agricultura e a tecnologia

Nem bem a agricultura 4.0 se consolidou no mundo e os especialistas já apontam para a chegada de um novo momento para o campo. O rápido desenvolvimento tecnológico aponta que em 2022 veremos o início da agricultura 5.0.

Se a agricultura 4.0 se caracteriza pelo uso de soluções digitais conectadas e com certo nível de automação, a próxima etapa da atividade agrícola será marcada pelo uso de máquinas com autonomia cada vez maior nos processos produtivos.

Informação e autonomia de decisão são aspectos cada vez mais importantes para o agricultor do século XXI imerso em um mundo digital onde os dados ganham peso significativo para as empresas de todos os setores.

Hoje já existe uma série de soluções aplicadas no cultivo de lavouras e criação de animais que permitem captar dados com precisão, automatizar processos e melhorar o controle e gerenciamento.

O futuro breve, contudo, reserva novidades de grande impacto, como o maior desenvolvimento do machine learning e da inteligência artificial, que se beneficiam da conectividade e comunicação entre diferentes ferramentas.

Nesse futuro, a tomada de decisão ficará cada vez menos a cargo do agricultor, sendo responsabilidade das máquinas, que contam com a vantagem de tomar decisões estritamente racionais, sem deixar se influenciar por emoções e instintos.

Assim, o cenário esperado é de um agricultor que mais do que fazer e por a mão na massa é responsável por fiscalizar e avalizar as decisões tomadas e execuções de processos, o que exige desse profissional uma maior intimidade com as soluções tecnológicas.

É importante ressaltar que embora grandes produtores hoje já contem com muitas das soluções do Agro 4.0, a agricultura digital ainda engatinha no Brasil. Para alcançarmos o Agro 5.0 e nos mantermos competitivos no mercado internacional será preciso resolver alguns problemas estruturais.

O primeiro deles diz respeito à conectividade rural, muito aquém do que a necessário para o tamanho da transformação em rumo. Apenas uma pequena parcela das propriedades do país conta com acesso a conexão à internet.

Outro ponto importante diz respeito à capacitação da mão de obra. Embora as empresas invistam pesado na usabilidade de suas ferramentas, procurando simplificar seu uso e seja possível perceber a chegada de uma geração qualificada ao meio rural, ainda há um vazio de conhecimento em diversas regiões do país que dificultam a entrada das inovações.

Related Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Olá, posso ajudar?